Montagem de Site

domingo, 13 de abril de 2014

Filme de Noé não bate com a bíblia

O TEXTO POSSUI ALGUNS SPOILERS, CONTUDO, REFORÇO QUE ABAIXO ESTOU FAZENDO APENAS UMA COMPARAÇÃO ENTRE O FILME DE NOÉ E O QUE ESTÁ NA BÍBLIA.

O TEXTO É NEUTRO.

VAMOS LEMBRAR DE RESPEITAR A CRENÇA DE CADA UM.


Noé é um filme bíblico... ou seria... não sei. Em cartazes e páginas na internet, a Paramount (produtora do filme) colocou o aviso de que o filme era apenas “inspirado” na história de Noé.

Você que é cristão deve ir preparado ao cinema para ver muitas "liberdades criativas" do diretor, até demais, porque realmente muitas coisas do filme não batem com a Bíblia e isso pode causar uma certa revolta.

Você que não é cristão, pode ao menos respeitar o fato de que realmente o filme não é fiel com as escrituras, vamos confirmar isso abaixo:

1- Os Nefilins
No filme: Os Nefilins (anjos caídos) são apresentados como monstros rochosos. Se arrependem e até ajudam Noé na construção da Arca, conseguindo assim sua redenção e a chance retornar ao céu.


Na Bíblia: Faz menção aos Nefilins como "anjos caídos", "espíritos impuros" ou "demônios", sendo os tais anjos que copularam com as filhas dos homens e começaram uma raça híbrida dos gigantes. Nefilins são sim, os caídos, mas não são como no filme. São responsáveis pela contaminação da raça humana. E uma vez que o indivíduo cai do céu, já era, não há como se arrepender e voltar. Além disso na Bíblia não diz que Noé teve uma "ajudinha" para construir a Arca.

2- Os que entraram na Arca
No filme: Noé entra com sua esposa, seus 3 filhos, e com uma jovem estéril, a namorada de Sem. Cam e Jafé, os outros filhos de Noé, entram sem esposas, razão que justificou a rebelião de Cam para com seu pai, que o proibira de trazer uma mulher para si.


Na Bíblia: É muito clara ao dizer que 8 pessoas entraram na Arca (Noé, sua esposa, seus 3 filhos e 3 noras), e os mesmos já eram adultos. Portanto, não há nenhum intruso na Arca, pois a mesma representa a salvação de Deus num tempo de juízo, e somente entraram aqueles os quais ele permitiu entrar.

3- A pessoa de Noé
No filme: Noé recebe a revelação de que Deus vai julgar o mundo através do dilúvio. Ele recebe a orientação de construir a Arca e obedece. Mas Noé acredita que Deus quer literalmente exterminar toda a raça humana (justificativa que usa para impedir seu filho Cam de trazer uma moça do vilarejo). Imaginando que a família teve a responsabilidade de apenas salvar os animais. Num ato de completa insanidade, ele, ainda, decide que vai matar o filho de Sem que está no ventre da sua mulher (que havia sido curada por uma bênção de ”Matusalém” e agora podia conceber). Noé, então, é retratado como um louco; um homem que não tem o mínimo conhecimento do propósito de Deus para a humanidade.


Na Bíblia: Noé não é nem de longe um assassino, ou até mesmo alguém confuso quanto sua missão. É um homem íntegro com grande intimidade com Deus (por qual razão mais Deus daria uma missão como essa a alguém?) Deixar no planeta a única família cujo pai é um homem cheio de conflitos que nem sabe ao certo sua missão, seria inútil.


4- Deus
No filme: Deus é retratado como alguém que se importa mais com os animais do que com a humanidade. Além disso, ele não é capaz de revelar o porquê de todas as coisas para o homem a quem Ele constituiu como instrumento da sua vontade. É tudo baseado em sonhos e revelações interpretativas, tanto é que Noé precisa se consultar com Matusalém para ter alguma certeza.


Na Bíblia: Deus é muito claro quanto a missão de Noé e não revela de forma aleatória ou subjetiva, é simplesmente eliminar todo o mal na terra e recomeçar. Tanto é que Noé recebe claramente medidas e materiais para construir a Arca. E sim, Noé sabe perfeitamente quem está falando com ele.

5- Noé assassino
No filme: Ao conceber, a mulher de “Sem” tem duas meninas, Noé vai com tudo para degolar suas duas netas. Ao chegar diante dos bebês, ele desiste de cumprir o sua difícil tarefa. Nesse momento, sua nora, e mãe das suas netas, pondera que Deus deu a ele o livre arbítrio, e ele escolhe acreditar na humanidade.


Na bíblia: Como já citado, Noé já sabia de sua missão desde o início, matar seus herdeiros seria algo terrível, sem explicação. Não existe motivo de um homem matar suas netas, sabendo que sua missão é recomeçar a raça humana. Ao menos que ele seja um tipo de serial killer.

CONCLUSÃO:
A Bíblia diz que Noé era um homem justo e íntegro no meio da sua geração, e afirma que Noé andou com Deus. Como pode um homem que anda com Deus não conhecer a sua vontade? O Noé da Bíblia é um homem irrepreensível, e não o louco e desprezível que o filme retrata.

Na Bíblia, Deus é justo e não pode conviver com a dimensão que o pecado toma em toda a Terra. Por isso, decide julgar o mundo através do Dilúvio. No entanto, sua graça e misericórdia são estendidas a Noé e sua família, que são salvos pela Arca, e tem a oportunidade de começar de novo. Deus, ainda, faz uma aliança com Noé, e promete que nunca mais o mundo seria destruído pelo dilúvio, e mostra o sinal da Aliança através do Arco-íris.


A Arca de Noé é diretamente uma referência a Jesus. Só entraram nela os que creram, e por fim, todos os que dela saíram começaram uma nova vida. É o único caminho para a salvação.

NOÉ NÃO É RETRATADO DE FORMA BÍBLICA NO FILME. GOSTE DO FILME OU NÃO...

VOCÊ PRECISA ENTENDER QUE O FILME É UMA INTERPRETAÇÃO DOS REALIZADORES, NÃO A HISTÓRIA COMO ESTÁ NAS ESCRITURAS.

Reforço que toda opinião é bem-vinda, mas vamos nos respeitar, ok?